Os cards de indicadores no Looker Studio, também conhecidos como Visão Geral, são uma das maneiras mais eficazes de apresentar de forma clara e direta as principais métricas dos seus dados. As partes interessadas nos seus dados podem olhar os principais indicadores de desempenho rapidamente, então eles são ideais para dashboards. Vamos te mostrar em detalhes sobre como você pode facilmente criar um cartão indicador usando o gráfico ‘Visão geral‘.
Estamos considerando que você já tenha um relatório criado com dados conectados. Caso não tenha, conheça mais sobre o Looker Studio nessa publicação e aprenda a conectar uma base de dados aqui.
Criando cards de indicadores com gráfico de ‘Visão Geral’
- Acesse o seu relatório no Looker Studio.
- Clique em Adicionar um gráfico
- Em Visão Geral escolha Visão Geral ou Visão Geral com números abreviados
Feito isso, um card do tipo Visão Geral será adicionado ao seu relatório. Você pode arrastar alguma métrica dos seus dados para o campo “Métrica” do gráfico, alterar o nome da métrica, assim como pode acessar o menu “Estilo” e personalizar o cards com cores, títulos, bordas, etc.
Formatação condicional dos cards
Vale lembrar que é possível criar formatações condicionais. Por exemplo, deixar o fundo do card de “Preço Médio da Consulta” em vermelho a partir do momento que ele for igual ou maior que R$ 400. Também é possível adicionar valores comparativos abaixo dos cards, isso é extremamente útil quando se está trabalhando com séries temporais, assim você pode comparar um período com outro e verificar a variação.
Para aplicar formatação condicional, clique no card desejado, vá no menu Estilo > Formatação condicional > + Adicionar e siga os passos da imagem abaixo:
Agora é só duplicar os seus cards, alterar as configurações, e tomar o cuidado para se ter um layout organizado e limpo. Use a parte superior da sua dashboard para destacar os valores importantes para o seu time, permitindo uma visão rápida do que é mais relevante.
Conclusão
Criar cards é fácil e muito útil no Looker Studio. Você expõe os valores chaves dos seus dados de forma direta e simples. Agora que você conhece os passos, é só partir para a ação e criar suas dashboards.
Para aprender mais sobre Looker Studio, de forma direta e sem enrolação, acesse mais conteúdos clicando aqui.