Suponha que você trabalha no RH e o líder da sua equipe solicitou que fosse criada uma pasta com o nome de cada funcionário no Google Drive. Só que a empresa tem 400 funcionários. Será que viável criar 400 pastas manualmente? Obviamente que não, né?
Por isso, vamos te mostrar passo a passo, com planilha disponível para download/cópia no final, a como automatizar a criação de pastas no Google Drive.
Você vai entregar essa tarefa de maneira eficiente e vai economizar um tempo gigantesco.
Como funciona o código do Google Apps Script
Para essa automação, nós vamos utilizar uma planilha qualquer no Google Sheets, que tenha uma página com o nome “pastas“. Na coluna A dessa página, você irá inserir o nome de cada pasta, que no nosso caso, será o nome dos mais 400 funcionários da empresa.
Conforme exemplo abaixo:
Confira o script abaixo. Não deixe de observar os comentários no código, para entender o que cada trecho executa.
function criarPastas() {
var planilha = SpreadsheetApp.getActiveSpreadsheet().getSheetByName("pastas");
var nomes = planilha.getRange("A2:A" + planilha.getLastRow()).getValues(); // Obtém o nome da pastas
var pastaRaiz = DriveApp.getFolderById("11GDK_JcFzuLS23t6J-jROYCV4O69lj0l"); // id da pasta (pegar o id no link do Google Drive)
for (var i = 0; i < nomes.length; i++) {
var nomePasta = nomes[i][0]; // Obtém o nome da pasta da coluna A
pastaRaiz.createFolder(nomePasta); // Cria uma nova pasta
}
}
Configurando o script
Caso você opte por instalar o script na sua planilha e não por fazer uma cópia da nossa, basta clicar em Extensões > Apps Script.
Atenção a variável “pastaRaiz” que existe no código. O id dentro de .getFolderById(“”) corresponde ao identificador da sua pasta no Google Drive. Esse id você pega no URL da sua pasta ao acessar a mesma.
Realizado os devidos ajustes, você já pode clicar em Executar no Apps Script ou no botão Criar pastas, caso tenha feito uma cópia da nossa planilha.
Em poucos segundos, todas as pastas serão criadas.
Faça uma cópia
Se você não quer implementar todo o código em alguma planilha que você tenha, use o nosso modelo para criar suas pastas. Lembre-se de alterar o ID do Google Drive acessando Extensões > Apps Script.
Conclusão
Essa automação é algo super simples, mas que com poucas linhas de código pode te poupar um tempo considerável. É mais um motivo pela qual você deve investir em aprender o básico de programação, independente da sua área de trabalho. Assim, você irá lidar com tarefas do dia a dia com mais eficiência, e muito provavelmente será reconhecido, e até recompensado por isso.
Se você precisa de uma solução mais avançada para criação de pastas e subpastas, procure alguma extensão no marketplace do Google, como o “Criação automática de pastas e arquivos”.
Contém com a gente para continuar aprendendo sobre Google Apps Script. Aproveite para participar da nossa Comunidados, um grupo 100% gratuito no WhatsApp.