Validar CPF na Receita Federal pode parecer complicado, mas com Google Sheets e um segredo exclusivo, você faz isso em segundos e sem precisar escrever uma linha de código.
Neste post, vou te mostrar uma forma simples e direta de fazer essa verificação usando apenas uma fórmula que consome uma API pública do governo. Ideal para quem trabalha com listas de cadastros, análises de dados ou precisa automatizar validações.
Validações de CPF
Um CPF pode ser validado de duas maneiras:
- Quanto a sua sintaxe: um CPF não é uma sequência numérica aleatória, existe uma lógica matemática que pode ser checada por meio de cálculos. Ter uma sintaxe válida não significa que o CPF existe.
- Se está registrado na Receita Federal: isso geralmente pode ser feito manualmente através de uma página do governo, mas pode ser demorado e cansativo se você tiver que checar muitos CPFs. É com isso que vamos te ajudar hoje!
Validar CPF na Receita Federal com Google Sheets usando API
Uma API é uma ponte que permite que dois ou mais sistemas se comuniquem e compartilhem dados de forma segura e estruturada. Nesse caso de validação de CPF, existe uma API utilizada pelo Ministério da Saúde que simplesmente retorna se um CPF é ou não é registrado na Receita Federal.
Essa é a URL para a respectiva API:
https://scpa-backend.saude.gov.br/public/scpa-usuario/validacao-cpf/{cpf}
Onde {cpf}
deve ser substituído pelo CPF que queremos validar.
Vamos ao Google Planilhas!
Essa é a lista de CPF que preciso checar, mesmo que sejam poucos, seria extremamente chato consultar manualmente no site da Receita Federal.

Na coluna B, basta inserir essa fórmula mágica:
=IMPORTDATA("https://scpa-backend.saude.gov.br/public/scpa-usuario/validacao-cpf/"&A2; "")
- Onde A2 é a célula com o CPF a ser validado.
Como provavelmente será a sua primeira vez utilizando essa fórmula, será solicitado uma permissão para conexão externa. Clique em permitir acesso:

Pronto! O que retornar TRUE, indica que o CPF é válido e está registrado na Receita Federal.

Todos os CPFs devem ser somente números, remova qualquer ponto ou hífen.
Faça uma cópia da Planilha
Essa API é segura?
Sim, a API utilizada é do Ministério da Saúde, com acesso público e sem necessidade de autenticação. Ela apenas informa se o CPF consta ou não na base da Receita, sem expor dados pessoais.
Com isso, você valida a sintaxe de um CPF e ao mesmo tempo checa se ele de fato existe. Com uma única fórmula, você pode validar centenas de CPFs no Google Sheets, com resultado confiável direto da Receita Federal. É rápido, simples e 100% gratuito.
É possível fazer isso via Apps Script, mas essa solução aqui já atende bem a maioria dos casos, sem precisar escrever código.
Esperamos que tenha curtido essa dica rápida que pode agilizar muito o seu dia a dia. Aproveite para participar do nosso grupo 100% gratuito no WhatsApp.