O Google lançou recentemente um novo recurso para organizar, analisar e visualizar dados em formato de tabelas no Planilhas. Vamos explorar os principais pontos e fundamentos que você precisa conhecer do recurso Tabelas.
Existem duas possibilidades:
- Utilizar modelos de Tabelas pré-criadas pelo Google
- Existem tabelas para projetos, planejamento de eventos, viagem, recrutamento, marketing, relacionamento com cliente e muitas outras.
- Converter a sua tabela para o novo recurso Tabelas
Modelos de Tabelas
Para utilizar os modelos pré-criados pelo Google é muito simples. Acesse a sua planilha no Sheets, clique em Inserir no menu superior > Tabelas.
Um menu será aberto na lateral direita do Google Sheets, onde você poderá escolher algum modelo ou utilizar uma Tabela em branco. Você também pode abrir esse menu digitando @tabelas em qualquer célula.
Converter um intervalo de dados para o novo recurso
A outra alternativa, se você já tem um conjunto de dados na sua planilha, é converte-la para o novo recurso de Tabelas do Google Sheets.
Primeiramente, selecione todo o seu intervalo de dados, você pode usar o atalho CTRL + A para isso. Em seguida, use a opção Formatar no menu superior > clique em Converter para tabela.
Está feito! Agora você já pode curtir o novo recurso de Tabelas.
Customizando sua Tabela
Existem diversas personalizações que podem ser feitas na sua tabela. Você pode renomear o nome da tabela de “Tabela_1” para o qual desejar, pode alterar o tipo da coluna, o ordenamento, entre outras opções.
É isso! O Google Planilhas está evoluindo e isso é muito bom! Conte com o nosso Blog para aprender mais todos os dias e se manter atualizado das novidades. Existem outras possibilidades, como efetuar cálculos automaticamente na sua tabela, mas abordaremos em outra publicação. Caso já queira explorar mais detalhes desse recurso, consulte a documentação do Google sobre o uso de tabelas nas Planilhas.
Aproveite esse recurso para tornar os seus dados mais legíveis e construir tabelas mais elegantes.