Amostra de dados aleatória simples no Google Sheets

Foto do autor
Sávio Ribeiro 📅 02/07/2025 07:30
⏱️4 minutos de leitura

Tópicos da publicação

Obter uma amostra de dados aleatória simples pode se fazer necessário no seu trabalho por diversas razões: buscar clientes para fazer uma pesquisa, fazer algum tipo de sorteio, dividir alunos em grupos aleatórios, etc.

Do ponto de vista estatístico, a amostra aleatória simples oferece diversas vantagens importantes para garantir a validade e a confiabilidade de uma análise. Vamos te mostrar como um recurso nativo do Google Sheets pode te ajudar com essa questão.

O que é uma amostra de dados aleatória simples?

Uma amostra aleatória simples é um subconjunto de dados extraído de forma totalmente aleatória, garantindo que cada item da base tenha igual chance de ser selecionado. Esse tipo de amostragem é muito comum em estatísticas, testes A/B e ciência de dados.

Opção Tornar intervalo aleatório

Essa é a forma mais direta de selecionar uma amostra aleatória simples. No exemplo que trabalharemos, temos uma base de médicos de todo o Brasil e precisamos de uma amostra aleatória com 10 médicos.

base de dados amostra aleatoria

Para utilizar o recurso Tornar intervalo aleatório, siga os passos abaixo:

  1. Selecione a linha nº 2
  2. Aperte CTRL + Shift + ↓ para selecionar todas as linhas
    • IMPORTANTE: não use CTRL + A, pois isso irá selecionar o cabeçalho e a função do Google Sheets não irá funcionar.
  3. Vá no menu superior em Dados > clique em Tornar intervalo aleatório.

Obtendo uma amostra de dados aleatória simples

Note na imagem acima que não estamos selecionando a linha 1, somente da 2 em diante.

Pronto! A base agora está aleatória e podemos selecionar as 10 primeiras linhas, atingindo o nosso objetivo de pegar 10 médicos aleatórios na nossa base de cadastros – atendendo o princípio de aleatoriedade.

Por que ordenar A-Z não gera uma amostra aleatória?

Essa é uma ótima pergunta, mas perceba que ordenar de A a Z ou do menor para o maior significa organizar os dados com base em uma característica específica (ex: nome, número, data). Isso não é aleatório, pois os primeiros itens sempre seguem um padrão fixo.

Quando você escolhe os primeiros “n” itens de uma lista ordenada, você favorece subconjuntos com características específicas, como pessoas com nomes que começam com certas letras ou clientes com menor valor de compra.

Vantagens de uma amostra simples aleatória

As vantagens são várias, mas podemos destacar:

  1. Igual chance de seleção
    • Cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido. Isso evita viés de seleção e aumenta a representatividade dos dados.
  2. Reduz vieses inconscientes
    • Ao evitar qualquer critério manual ou baseado em julgamento para escolher os dados, você reduz o risco de vieses inconscientes, como escolher apenas quem responde mais rápido ou quem é mais conhecido.
  3. É base para testes estatísticos
    • A maioria dos testes estatísticos (como teste t, ANOVA, regressão) assume que a amostra é aleatória. Se essa condição não for atendida, os resultados dos testes podem ser inválidos ou enganosos.

A função Tornar intervalo aleatório no Google Sheets é uma solução rápida, intuitiva e eficiente para criar amostras simples e organizar dados aleatoriamente. Tudo isso sem fórmulas, ideal para quem busca praticidade e produtividade na análise de dados.

Esperamos que tenha curtido essa dica rápida! Se ficou com alguma dúvida, use a seção de comentários aqui abaixo e participe do nosso grupo 100% gratuito no WhatsApp.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP!
É 100% GRÁTIS!

Tópicos da publicação

PRECISANDO DE UM PROJETO PERSONALIZADO?

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

URL compartilhável

VOCÊ PODE SE INTERESSAR 👀

✨ Gostou do assunto desse post? Aproveite para aprender mais sobre .